Dentro do Castelo de Vila Nova de Cerveira podemos contemplar a sua arquitetura, objeto de intervenção relativamente recente, por se tratar de um espaço onde já houve atividade hoteleira, observar-se o seu interior, segundo os percurso internos de um antigo povo que habitou dentro da fortificação. Seguindo os percurso periférico, por cima das muralhas pode avistar-se varias zonas de Vila Nova de Cerveira. Diria que quase tudo se vê.
Mais informação sobre a localização e o Castelo, consultar o links:
Dentro do Castelo de Vila Nova de Cerveira existem diversos edifício com destaque para a Igreja da Misericórdia. Os caminhos algo estreitos, revelam uma malha urbana de um povoada que em tempos habitou o seu interior.
Igreja da Misericórdia. Caminho junto Igreja da Misericórdia. Lateral da Igreja da Misericórdia. Casa do Capelão dentro do Castelo de Vila Nova de Cerveira.
Tal como a vista do Terreiro, também do topo das muralhas se pode avistar quase tudo que circunda o Castelo de Vila Nova de Cerveira. Sobre o Rio Minho, pode ver-se a Ponte da Amizade que une Espanha a Portugal. Barcos repousam no Rio Minha, revelando uma atividade piscatória tradicional, onde ainda existem alguns pescadores a explorar esta atividade. O caminho de ferro separa o Rio Minho da maior parte da malha urbana de Vila Nova de Cerveira. No entanto, entre o rio e o caminho de ferro fica a ecovia, importante equipamento de laser e desporto, passando junto a outro importante espaço de lazer, o Parque de Lazer do Castelinho.
A Igreja Matriz, mesmo ao lado do Terreiro, pode facilmente ser vista, pela sua grandiosidade de edifício da arquitetura monástica.
Campo da Feira e Ponte da Amizade sobre o Rio Minho. Caminho de Ferro e Rio Minho. Terreiro e Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira.
De uma das principais ruas dentro do do Castelo de Vila Nova de Cerveira, pode ver-se a Porta do Miradouro do Espírito Santo numa zona alta da montanha .
Porta do Miradouro do Espírito Santo.