Mercúrio, Vénus, Terra e a viagem vai longa!
Mercúrio, Chumbo, Arsénio e a coisa está a ficar pesada!
Não! Não é o Mercúrio do sistema solar que aqui se pretende apresentar! Nem o Mercúrio dos metais pesados! É tão só o Deus das venda, do comércio e do lucro! Resumindo, um Deus da atividade económica!
Para os Romanos, estava encarregado de levar mensagens a Júpiter! Um leva e traz! Basicamente um “cusco”! E sob o ponto de vista político, um delator ao serviço do ditador! Um “bufo”! Mas naquele tempo era sagrado! Agora querem fazer crer que também é sagrado!
Se agregarmos o sistema planetário à mitologia, nunca conseguiria chegar a Júpiter! Então, usaria o passa palavra e o diz que disse entre planetas! E nestas coisas do diz que disse, quando a mensagem chegar ao destino, é certo que vai deturpada!
E porquê!? Perguntam vocês! Se não perguntarem eu pergunto por vós!
Mercúrio entrega a mensagem a Vénus, Deusa que vê as coisas com muito amor e carinho, mas anda a enganar Vulcano, e dá-lhe outra roupagem para não ser descoberta! É então que a mensagem é atirada por Terra, como de algo banal se tratasse! Mas Marte toma parte no processo e, numa ação repentina, rebenta com tudo, e no meio das couves lá encontra a mensagem. Como Deus da fertilidade, num ato de imaginação fértil, transforma a mensagem num relatório dramático e assim o entrega a Júpiter!
E já se sabe! Quem conta um conto, acrescenta um ponto e com Deuses é o que é! É tudo à grande!
De regresso a assuntos sérios, a Mercúrio, e à origem de toda esta saga, está o Estátua Chafariz de Mercúrio, localizada no Largo Vasco da Gama, em Viana do Castelo, e é do conhecimento de alguns interessados na movimentação do património edificado que este monumento já conheceu dois locais diferentes do atual.
Ficam aqui os links das três localizações: