É muito comum falar das lentes ZEISS e da qualidade que estas detém há muitos anos e que vem do analógico. Mas a primeira câmara fotográfica digital da ZEISS foi lançada em outubro de 2020 e começa agora a tornar-se conhecida! O preço não é simpático, mas a câmara dispõe de um design agradável e performances interessante! Não será o tipo de câmara para quem gosta de substituir elementos, mas será sem dúvida uma excelente câmara para um segmento de mercado muito específico.
Trata-se um uma câmara de sensor full frame, de 37 MP, com pouco botões e ecrã tátil, de 4,34″ e 2 764 800 pixeis. Filma em 4K e não dispõe de slot para cartão de memória, armazenado os registos nos 412 GB de uma memória SSD interna de 512 GB. Dispõe ainda de sistema operativo androide com LightRoom CC para tratamento de fotografias no próprio equipamento. O ISO varia entre 80 e 51200.
A velocidade de disparo varia ente 30s e 1/2000s, ficando aquém dos 1/4000s e superior, já muito comum para quem usa equipamentos digitais para fotografar, limitando a fotografias de alta velocidade, mas que deverá ter um excelente comportamento em exposições prolongadas.
A lente de 35mm tem abertura de F2 a F22 e não é mutável. Por isso será um equipamento para um segmento de mercado específico ou para quem dispõe de outros equipamentos, que embora possa parecer negativo, tem a vantagem de impedir que as poeiras se acumulem no sensor e assim não causar o incómodo de aparecerem as típicas manchas provocadas pelas partículas de pó quando se fotografa com aberturas pequenas.
À parte de algumas desvantagens para alguns aficionados da fotografia, a qualidade de imagem é promissora, sendo sempre um equipamento interessante. Mais informações e características do equipamento poderão ser no site da marca, ZEISS e que aqui deixo link: