O viveiro florestal de São Lourenço da Montaria, em Viana do Castelo é um local de lazer e partilha do bem estar com a natureza. Possui um parque de merendas e uma paisagem rica em vegetação. O Rio Âncora faz parte desta paisagem com represas que permitem funcionar como zonas de banhos no verão.












Fazendo parte da Serra D’Arga o parque é abraçado pela montanha rochosa essencialmente granítica, mas rica em afloramentos rochosos de à base de xisto, pedra que está presente num elevado número de edifício rurais de habitação e equipamentos agrícolas.

A riqueza vegetal do local permite contemplar os musgos dependentes de água e em que o local é rico porque durante um longo período do ano possui níveis de humidade bastante elevados.


Os líquenes estão presentes nas zonas rochosas e vegetais, para além de abundância de fungos em épocas especificas do ano.




Uma árvore abundante no parque e que no outono acentua os tons castanhos, próprio deste período do ano, é o castanheiro que deixa os ouriços cair e nos remete para o magusto.


Para fechar toda esta paisagem, o local está numa zona de forte predominância agrícola que contribui para uma agradável paisagem verdejante.