Olha o passarinho! Dizia-se para conseguir o sorriso e pose para a fotografia! Mas para fotografar esses ícones da fotografia, que mais tarde foram transformados em bananas e recentemente em cheese, já que agora nada é necessário dizer para obter a pose, a tal ponto que basta apontar um câmara fotográfica para sacar a bendita pose. Mas isto é assunto para outras guerras.
Sendo o assunto o do passarinho, esse ser que parece tão igual mas que a sua diversidade resultante de variações evolutivas e adaptativas, permite contemplações tão dispares.
Foi assim, no passado dia 17 de Março, no workshop dinamizado pelo CMIA de Viana do Castelo, que teve como formador Pedro Andrade.
A sessão iniciou com uma manhã teórica seguindo-se com uma saída de campo para observação e identificação, onde pudemos assistir à monitorização de alguns exemplares de aves da área visitada.
Chegada com preparação para a caminhada didática de observação de aves.
Lição sobre monitorização de espécies através da identificação por intermédio de anilhas codificadas, com explicação de técnicas para manuseamento do animal por forma a não causar lesões ou stress.
Aspetos técnicos para identificação das espécies.
Locais de observação da Veiga de São Simão.
Observação de habitat e alguns detalhes da fauna local.
Observação do ambiente das diversas aves.