A relação entre o Bonsai e o edifício, na IV Exposição Internacional de Bonsai Cidade do Porto, que decorreu em 2016 entre 30 de Setembro e 2 de Outubro, no átrio da entrada da Câmara Municipal do Porto, têm uma forte relação artística. E essa relação está precisamente na elaboração artística que cada um possui.
A inércia da pedra trabalhada por seres humanos que moldam a frieza da rocha para a tornar apelativa ao olhar, conferindo-lhe uma beleza escultórica, assemelha-se à lenta dinâmica do crescimento das plantas, onde outros seres humanos esculpem a natureza, para de uma beleza simples e natural obterem escultura onde a arte e a natureza se fundem.
E assim ficam alguns detalhes deste edifício interessante, com um conjunto de Bonsais a ornamentar o exterior e convidar o público a contemplar os restantes.
Os detalhes interiores deste edifício, projetado pelo arquitecto Barry Parker, revelam uma forte ligação do interior com o exterior a que a exposição fez jus, tendo a organização optado por colocar alguns exemplares no exterior para motivar aqueles que por ali passavam sem qualquer tipo de informação.
A exposição não poderia ter local mais apropriado que não fosse a Avenida dos Aliados, que se vislumbra por entre grades, espaço amplo e rico em exemplares de uma arquitectura riquíssima em escultura, onde os ignorados artesãos de excelência deram forma às criações dos conhecidos arquitectos.