Bonsai e o edifício

A relação entre o Bonsai e o edifício, na IV Exposição Internacional de Bonsai Cidade do Porto, que decorreu em 2016 entre 30 de Setembro e 2 de Outubro, no átrio da entrada da Câmara Municipal do Porto, têm uma forte relação artística. E essa relação está precisamente na elaboração artística que cada um possui.

A inércia da pedra trabalhada por seres humanos que moldam a frieza da rocha para a tornar apelativa ao olhar, conferindo-lhe uma beleza escultórica, assemelha-se à lenta dinâmica do crescimento das plantas, onde outros seres humanos esculpem a natureza, para de uma beleza simples e natural obterem escultura onde a arte e a natureza se fundem.

E assim ficam alguns detalhes deste edifício interessante, com um conjunto de Bonsais a ornamentar o exterior e convidar o público a contemplar os restantes.

Os detalhes interiores deste edifício, projetado pelo arquitecto Barry Parker, revelam uma forte ligação do interior com o exterior a que a exposição fez jus, tendo a organização optado por colocar alguns exemplares no exterior para motivar aqueles que por ali passavam sem qualquer tipo de informação.

A exposição não poderia ter local mais apropriado que não fosse a Avenida dos Aliados, que se vislumbra por entre grades, espaço amplo e rico em exemplares de uma arquitectura riquíssima em escultura, onde os ignorados artesãos de excelência deram forma às criações dos conhecidos arquitectos.

 

leave a reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: