Na determinação geométrica do ponto de bauhutte de Lima de Freitas, que alegadamente será a forma correta de determinação do ponto, existe um construção geométrica de alguma complexidade. O resultado, em relação ao método que Almada Negreiros determinou, diz Lima de Freitas que o mesmo não era o correto! O meu ponto de vista é que ambos estão corretos, embora a construção usada por Lima de Freitas para a obtenção do misterioso ponto de bauhutte pode ser simplificada! Não sou detentor de um estudo detalhado sobre o seu trabalho, mas posso divagar sobre o assunto. Terá Lima de Freitas chegado à mesma conclusão!? Não duvido que possa ter acontecido, mas como no “ovo de Colombo”, onde a partir da revelação do segredo todos se tornam iluminados, talvez Lima de Freitas tenha mantido o segredo. Respeitando essa forma de pensar, deixo no ar essa ideia de simplificação, sem revelar como é possivel, sugerindo a todos aqueles que o façam que mantenham o devido sigilo.
E assim, Lima de Freitas pode ter chegado ao ponto de bauhutte, que no meu ponto de vista, atendendo à sua origem, pode ser considerado o mais correto porque permite simetrias geométricas, simetrias essas que fazem parte da arquitetura gótica e muitas outras arquiteturas de estilos que se lhe seguiram, já que consta que este ponto era conhecido dos arquitetos e mestres de cantaria de então e que tem seguido até a atualidade, embora esquecido ou não referido.
No entanto, embora Almada Negreiros tenha apresentado outro método, também ele tem uma correlação com a realidade e métodos construtivos ancestrais, mas será tema de artigo próprio.
One thought on “bauhutte de Lima de Freitas”