ponto de bauhutte

Advertisements
Advertisements

O misterioso ponto de bauhutte tem a sua origem histórica há séculos atrás. Não me apraz relatar essa história bastante desenvolvida, uma vez que este é mais um trabalho de constatações e reflexões pessoais que pode ser complementada pelos diversos conteúdos disponíveis na web, produzidos por individualidades entendidas na matéria e que dedicam muito do seu tempo a trabalho bem mais científico, e que podem ser facilmente consultados. Mas voltando ao ponto misterioso, resolvi estudar a geometria que leva à determinação do ponto, repetindo as construções geométricas desenvolvidas por duas grandes personalidades da cultura e da arte portuguesa, Almada Negreiros e Lima de Freitas, acrescentando estudos pessoais.

Ambas as personalidades desenvolveram estudos sobre o assunto e ambas tem versões diferentes sobre o ponto, mas ambas as versões são fascinantes para quem gosta da geometria.

O porquê do interesse pelo tema!?

Advertisements

Para quem me segue e conhece, saberá que irei estabelecer uma relação com o enquadramento da composição fotográfica e, tal como a regra dos terços ou a regra de ouro (regra do rectângulo de ouro), entre outras, esta será mais uma forma para devaneios sobre a composição fotográfica. Servirá para complementar estudos que tenho vindo a desenvolver sobre composição na procurar novas formas de demonstração do que vejo ou quero ver, numa tentativa de organizar a composição, levando à relação perfeita dos elementos da composição, para que em seguida, numa atitude de desconstrução, contrariar todas as regras, gerando o caos da composição.

2 thoughts on “ponto de bauhutte

Add yours

leave a reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Website Powered by WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: